Ainda estou fazendo algumas coisas para melhoria do blog.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dicas para tocar guitarra



Para o guitarrista iniciante aprender a tocar guitarra, dicas de pessoa mais experientes são fundamentais para queimar algumas etapas e iniciar no mundo da música com o pé direito, ou melhor com a mão direita e mão esquerda. Veja algumas delas abaixo:

1 – Compre uma guitarra que seja adequada ao estilo de música que mais gosta. Se não tiver dinheiro para comprar o instrumento de seus sonhos recorra a equipamentos mais baratos tentando conciliar preço e qualidade.

2 – Adquira vários tipos de palhetas e veja qual você se sente mais “confortável” para tocar. Os modelos e espessuras de palhetas vão depender também do estilo que pretende tocar. Tem pessoas que se adaptam a tocar sem palheta, não há problema nenhum nisso, se for mais fácil para você vá em frente.

3 – Os amplificadores seguem a mesma regra do instrumento no que refere a estilo, procure o que dá um timbre que mais lhe agrada, tentando aliar preço x qualidade.

4 – Pesquise na internet, há diversos sites com dicas para guitarristas iniciantes, ensinando o passo-a-passo de como tocar cada ritmo, como aplicar cada técnica etc. Há um infinidade de músicas e escalas. O que achar interessante adicione em favoritos e vez ou outra volte para ler e estudar.

5 – Comece pelas músicas mais fáceis, na Internet você encontra um interminável número de tablatura e cifras, escolha sempre as músicas que gostaria para tocar, será um incentivo a mais e você já a tem na cabeça.

6 – Treine diariamente, se não tiver muito tempo, que seja pelo menos 30 minutos por dia. O trabalho rende mais se for periódico do que esporádico. Mais vale treinar 10 minutos por dia do que 2 horas só no fim de semana por exemplo. Um truque é deixar o instrumento próximo. Você não irá notar inicialmente. Porém futuramente você verá o quanto evoluiu. O importante é fazer disso um hábito.

7 – Veja vídeo no YouTube ensinando a tocar guitarra, existem vários, desde o nível iniciante até o mais avançado. Pode fazer uso de DVDs com professores ensinado tocar.

8 – Comece sempre pelas coisas mais simples, mais fáceis e vá passando aos poucos para técnicas mais complexas. Treine técnicas diferenciadas e tente aprender coisas novas todos os dias.

9 – Um professor particular pode ajudar, mas isso ajudará pouco se você não se interessar. Troque informações com pessoas que também tocam, seja mais experientes ou não que você, em fóruns, e até em pequenos shows, não tenha vergonha de perguntar como se faz.

10 – Por último, a mais importante dica para aprender tocar guitarra é a persistência. Nunca desanime, pois ninguém começa sabendo a fazer alguma coisa da noite para o dia. No começo tudo será muito difícil, os dedos irão doer, o som não sairá nítido, os ritmos serão difíceis de aprender etc. Treine sempre e seja fiel ao instrumento que um dia ele lhe vai retribuir com uma linda melodia.


Um comentário:

  1. nossa muito bom essas dicas agora vou comprar minha guitarra com mais segurança e conforto!!!!
    abrax....

    ResponderExcluir